Fala Doutor

Artroscopia de Joelho


    (09/11/21)  

O que é e como funciona essa cirurgia?

A palavra ARTROSCOPIA é derivada da junção de artro (articulação) e escopia (visualizar).

Esse procedimento é minimamente invasivo e são realizadas apenas 2 a 3 mini-incisões de 5mm, na frente do joelho. A artroscopia é útil tanto para diagnosticar, quanto para tratar lesões dentro da articulação. Antes da cirurgia, o paciente deve passar por um anestesista, que vai avaliar o risco cirúrgico e definirá o tipo de anestesia a ser feita, como por exemplo, sedação + raquianestesia ou anestesia geral.

Logo após a internação, são realizados procedimentos de rotina pela equipe de enfermagem, para garantir a segurança da cirurgia, como marcação e preparação do membro a ser operado. Essas etapas podem variar entre diferentes hospitais e as normas e protocolos devem ser seguidos de acordo com cada instituição.

A artroscopia simples requer curto período de internação, sendo possível alta hospitalar no mesmo dia.

No dia seguinte, o paciente já poderá pisar com muletas e a movimentação precoce do joelho deve ser estimulada (orientamos restrição de movimentos em casos específicos de suturas de menisco ou na reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior, por exemplo).

O momento da alta é muito importante, pois as dúvidas devem ser questionadas. São dadas orientações de como será feita a limpeza da ferida operatória, quais exercícios devem ser realizados, o que deve ser evitado, medicações que serão usadas, prazo de retorno no consultório, fisioterapia, estimativa de voltar a dirigir e de retorno ao trabalho, etc.

Complicações pós operatórias não são comuns, ocorrendo em torno de 1% dos pacientes. Entre as possíveis estão rigidez articular (artrofibrose), trombose venosa profunda, infecção e distrofia simpático-reflexa.

Algumas vantagens da Cirurgia Artroscópica: 
Visualização detalhada das estruturas internas do joelho, com alta resolução por vídeo
Permite tratar lesões de cartilagem, menisco e ligamentos
Menor dor no pós operatório
Menor índice de infecção cirúrgica
Menor tempo de cirurgia&10240;
Retorno mais rápido para caminhar, voltar ao trabalho e ao esporte&10240;
Melhor aparência estética, com cicatrizes menores ( 2 a 3 mini incisões de 5mm )