Fala Doutor

Outubro Rosa: a saúde da mulher em novos tempos


    (06/10/22)  

Iniciamos mais um outubro rosa sempre lembrando da necessidade e a regularidade do cuidado com a saúde da mulher e de se conhecer mais a fundo os perigos do câncer de mamas, colo do útero, ovários e de outras doenças, como o HPV é o DST que possam acometer, além de problemas que fogem da área, de nós ginecologistas, mas que estamos atentos para sempre orientar os melhores caminhos a se tomar.

Os últimos 3 anos foram de muitas mudanças no mundo e nas nossas relações, tendo a pandêmia e os longos períodos de isolamento mudado drasticamente as nossas rotinas e formas como lidamos com o dia-a-dia. Muitos pacientes, por motivos diversos, durante esses períodos difíceis deixaram a saúde em segundo plano e privilegiaram hábitos e rotinas danosas à saúde, como o aumento do uso de cigarro eletrônico, acreditando que seriam a melhor forma de contornar esse novo momento que experimentamos e o aumento de produtos ultraprocessados ou industrializados na dieta diária. É relatado, segundo a Fiocruz e outras pesquisas realizadas nos últimos anos, que esses produtos, os ultraprocessados com a alta quantidade de sódio, e os industrializados, que levem em consideração a manipulação da produção (como o alto uso de hormônio em algumas produções alimentícias ou uso de agrotóxicos), tem gerado uma nova onda de preocupação com os problemas de ovários.

Outro ponto de atenção vem além dos casos abordados nesse período, mas recorrentes devido ao período de grande estresse que passamos com problemas neurológicos e psicológicos. Já temos estudos que mostram que esse período tem afetado, de forma intensa, no autocuidado da mulher com o seu corpo e com a sua saúde. Detalhe, que apesar de não ser da área da ginecologia, sempre nos deixa atentos, pois a preocupação com todos os aspectos em relação a saúde da mulher é importante para uma vida melhor e mais cuidada.

Não só reforçar a necessidade da regularidade no autoexame, pois é importante para a detecção e tratamento precoce e, aumentam as chances de recuperação, mas de trazer a discussão a necessidade de sempre manter a regularidade de ir ao ginecologista para realizar os outros exames: preventivos, ultrassom endovaginal e exames de rotina.

Lembre-se, apesar do grande destaque do outubro rosa, precisamos sempre estar atentos aos sinais que nosso corpo dá e cuidar do que mais importa: sua saúde.

Dr. Francisco Evenor Mejia Uriarte
CRM 3025 / RQE- 6847

Ref: https://www.febrasgo.org.br/images/pec/posicionamentos-febrasgo/FPS-N6-Junho-2022-portugues.pdf

https://www.inca.gov.br/imprensa/estudo-do-inca-alerta-sobre-risco-de-cigarros-eletronicos

https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-aponta-associacao-entre-alimentos-ultraprocessados-e-risco-de-doencas

https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1092
Fonte: Febrasgo