Fala Doutor

Agosto Azul Vermelho alerta para doenças vasculares que acometem as mulheres


    (01/08/22)  

Os níveis elevados de estresse, colesterol alto, triglicérides, diabetes, hipertensão arterial (pressão alta) e o tabagismo, somados a alterações hormonais que surgem com a menopausa, a exposição à reposição hormonal, obesidade e sedentarismo, têm sido fatores de risco importantes para que as mulheres desenvolvam cada vez mais doenças vasculares. Outro fator de risco preponderante é o histórico familiar.

Agosto é o mês oficial de conscientização e alerta sobre doenças vasculares.

Visando conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lança, neste dia 1º de agosto, a segunda edição da campanha Agosto Azul Vermelho.

Um alerta que busca salvar vidas. Em todo o país, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – SBACV realizará ações que visam esclarecer as pessoas sobre doenças vasculares, como identificá-las e tratá-las, mitos e verdades sobre elas, bem como o momento certo de procurar um médico especialista em angiologia ou cirurgia vascular.

A campanha, denominada Agosto Azul Vermelho, usa essas cores por representarem as veias do corpo humano (azul), e as artérias (vermelho).

As Regionais da SBACV de todo o país desenvolverão atividades de desdobramento da campanha.

A iniciativa da SBACV Nacional se tornou lei no Espírito Santo, que se tornou o primeiro Estado do país a ter um dispositivo legal definindo agosto como o mês de conscientização e alerta sobre as doenças vasculares.

De autoria do deputado Hércules Silveira, a Lei nº 11.212/2020, dispõe sobre uma série de atividades visando à conscientização da população. Entre elas, a iluminação de prédios públicos com as cores da campanha (azul e vermelho), assim como palestras e ações educativas durante todo o mês de agosto.

O Presidente da SBACV Regional Espírito Santo, o cirurgião vascular Eliud Duarte Junior, afirma que o objetivo da SBACV é engajar a população para a adoção de hábitos saudáveis de vida visando à prevenção, como também a realização de consultas e exames de rotina.

“De modo geral, as doenças vasculares são evitáveis, pois possuem relação direta com hábitos de vida, como o sedentarismo, tabagismo e a obesidade. Um estilo de vida saudável pode ajudar a mudar essa realidade. E um dado ainda mais preocupante é que essas doenças têm acometido cada vez mais mulheres. De toda forma, o alerta é extensivo a ambos os sexos, especialmente se considerarmos o número crescente de pessoas acima do peso, com diabetes e hipertensão”, declara.

Durante o mês de agosto, a SBACV Nacional e suas Regionais divulgarão conteúdos, por meio de posts e vídeos nas redes sociais: Facebook; Instagram; YouTube; e LinkedIn, que apresentarão temas como Hipertensão (pressão alta), Colesterol, Nutrição, Insuficiência Venosa, Trombose, Aneurismas, demonstrando à população como prevenir e cuidar da saúde vascular.

A SBACV-ES solicitou apoio à Prefeitura de Municipal de Vitória, à Assembleia Legislativa e outras instituições públicas e privadas a iluminação de prédios e monumentos públicos com as cores azul e vermelho.
Fonte: Vitorianews